Deterioração progressiva da cartilagem articular encontradas em articulações sinoviais,com produção de osteófitos,geralmente causada por traumatismos ou microtraumatismos(uso anormal).Existe inflamações muito discreta do revestimento sinovial(desta maneira pequenas alterações do líquido sinovial)comparada a afecções articulares mais inflamatórias. A resposta sinovial é a base para classificação da afecção articular.Devido ao fato de serem degenerativas e não inflamatórias , um termo mais apropriado seria ósteo-artrose ou molétia articular degenerativa(MAD.
Antropatia degenerativa: termo mais apropriado na medicina veterinária; duas classes amplas: primária(idiopática)e secundária.
moléstia articular degenerativa primária
A MAD é a degeneração da cartilagem em indivíduos idosos, ocorre por razões desconhecidas que não sejam o uso ou desgaste provenientes da idade.O modelo ideal para a MAD deve começar com a perda da matriz cartilaginosa e deve progredir para fissuração, fibrilação, erosão da cartilagem,esclerose subcondral,produção de osteofitos e inflamação sinovial branda.
MOLÉSTIA ARTICULAR DEGENERATIVA SECUNDÁRIA
A MAD secundária desenvolve-se secundariamente a condiçoes conhecidas que afetam a articulação e estruturas de suporte.Isto talvez seja o tipo mais comum observado em animais de pequeno porte.
Referência:
Piermattei, D.I.FLO,GL.Manual de Ortopedia
e tratamento das fraturas dos pequenos animais.
São Paulo:editora manole,3ed,1999.
Nenhum comentário:
Postar um comentário