
DOENÇAS ARTICULARES DE CAES E GATOS


Os episódios de traumatismo contuso agudo na articulação geralmente resultam em derrame, inflamação, e dor, com graus variáveis de ruptura da cartilagem, ligamentos, e tecido ósseo circunjacente.
Frequentemente, o exame clínico minucioso da articulação afetada pode ser adiado até que o animal esteja suficientemente estabilizado para que possa suportar uma anestesia geral.
Hemartrose, fraturas, distúrbios internos, e outras lesões que produzem ruptura devem ser excluídas pelos exames clínico e radiológico, e pela análise do líquido sinovial.
Artrite neuropática
A

Gatos com diabete melito crônico sofrem síndrome de colapso da articulação carpiana, associada a traumatismo mínimo.
Artrite infecciosa
É definida como artropatia inflamatória causada por agente infeccioso que pode ser cultivado a partir de material da articulação ou articulações afetadas. As bactérias são a causa mais comum de artrite infecciosa em cães e gatos, mas vários outros agentes infecciosos podem causar artropatia.
Para que seja estabelecido o diagnóstico de artrite infecciosa, há necessidade do cultivo bem sucedido de microorganismo em material proveniente da articulação.
As culturas de membrana sinovial podem fornecer resultados positivos, quando as culturas de líquido sinovial são negativas.