quinta-feira, 17 de maio de 2007

























DOENÇAS ARTICULARES DE CAES E GATOS













Artrite traumática

"Artrite traumática"engloba uma faixa diversa de eventos clínicos e patológicos que se originam após episódios traumáticos isolados ou repetidos.A artrite traumática em cães e gatos pode ser classificada por adaptação de sistema de classificação utilizado no homem.
Os episódios de traumatismo contuso agudo na articulação geralmente resultam em derrame, inflamação, e dor, com graus variáveis de ruptura da cartilagem, ligamentos, e tecido ósseo circunjacente.
Frequentemente, o exame clínico minucioso da articulação afetada pode ser adiado até que o animal esteja suficientemente estabilizado para que possa suportar uma anestesia geral.
Hemartrose, fraturas, distúrbios internos, e outras lesões que produzem ruptura devem ser excluídas pelos exames clínico e radiológico, e pela análise do líquido sinovial.

Artrite neuropática

A artrite neuropática é uma moléstia articular degenerativa progressiva que se desenvolve como resultado de contínua sustentação do peso,em face de deficiência nervosa sensitiva. A artrite neuropática ocorre em seres humanos com neuropatia periférica secundária ao diabete melito.
Gatos com diabete melito crônico sofrem síndrome de colapso da articulação carpiana, associada a traumatismo mínimo.

Artrite infecciosa

É definida como artropatia inflamatória causada por agente infeccioso que pode ser cultivado a partir de material da articulação ou articulações afetadas. As bactérias são a causa mais comum de artrite infecciosa em cães e gatos, mas vários outros agentes infecciosos podem causar artropatia.
Para que seja estabelecido o diagnóstico de artrite infecciosa, há necessidade do cultivo bem sucedido de microorganismo em material proveniente da articulação.
As culturas de membrana sinovial podem fornecer resultados positivos, quando as culturas de líquido sinovial são negativas.

doenças dos ossos e articulaçoes de grandes animais


osteomelite

Afeta todas as espécies,mas é mais comum em animais jovens.
a apresentaçao inicial inclui uma lesao macia,as vezes dolorosa sobre os ossos ou articulaçoes.A dor persiste e torna-se mais intensa(claudicaçao),resultando em celulite ,desccarga de exsudato dos seios e fraturas patológicas.

Em equinos: adultos ,fraturas abertas comumente resultam em osteomielite.

Em bezerros:as lesoes geralmente saõ restritas a fises e metafises

Em bovinos: a osteomielite mais comum nos bovinos é a actinomicose mandibular.

quarta-feira, 16 de maio de 2007

Anormalidades da cartilagem e articulação

Artrite
Deterioração progressiva da cartilagem articular encontradas em articulações sinoviais,com produção de osteófitos,geralmente causada por traumatismos ou microtraumatismos(uso anormal).Existe inflamações muito discreta do revestimento sinovial(desta maneira pequenas alterações do líquido sinovial)comparada a afecções articulares mais inflamatórias. A resposta sinovial é a base para classificação da afecção articular.Devido ao fato de serem degenerativas e não inflamatórias , um termo mais apropriado seria ósteo-artrose ou molétia articular degenerativa(MAD.
Antropatia degenerativa: termo mais apropriado na medicina veterinária; duas classes amplas: primária(idiopática)e secundária.

moléstia articular degenerativa primária

A MAD é a degeneração da cartilagem em indivíduos idosos, ocorre por razões desconhecidas que não sejam o uso ou desgaste provenientes da idade.O modelo ideal para a MAD deve começar com a perda da matriz cartilaginosa e deve progredir para fissuração, fibrilação, erosão da cartilagem,esclerose subcondral,produção de osteofitos e inflamação sinovial branda.

MOLÉSTIA ARTICULAR DEGENERATIVA SECUNDÁRIA

A MAD secundária desenvolve-se secundariamente a condiçoes conhecidas que afetam a articulação e estruturas de suporte.Isto talvez seja o tipo mais comum observado em animais de pequeno porte.

Referência:
Piermattei, D.I.FLO,GL.Manual de Ortopedia
e tratamento das fraturas dos pequenos animais.
São Paulo:editora manole,3ed,1999.